sexta-feira, 30 de julho de 2010

Troque a Inveja Pelo Crescimento


A inveja é pior que o ódio. Ela é destrutiva e degenera outros sentimentos. Nos faz mal, envenena, contamina a alma, o pensamento e nos torna amargos.

Quem sente inveja passa a implicar com a outra pessoa, vê defeitos em suas atitudes, persegue a pessoa e faz de tudo para atrapalhar sua vida. A característica mais marcante do Invejoso é a fofoca e o gosto por fazer intrigas. E pasme: todo Invejoso é incapaz de admitir seu sentimento em apenas uma frase: "Invejoso eu??? Imagina, só quero o seu bem..."

Homem quando sente inveja racionaliza. A mulher camufla (isso é um perigo!). Mas é possível se livrar da inveja: admita o sentimento!

Antes de criticar destrutivamente alguém ou sua atitude, pense o quanto gostaria de estar em seu lugar para poder ser admirado ao invés de criticado. Criticamos no outro aquilo que odiamos em nós mesmos, aquilo que não somos capazes ou nos falta a coragem de fazê-lo.

Se tiver essa visão, ficará fácil dominar e eliminar a inveja. Basta ter coragem de admitir e admirar o outro como alguém de bem a ser seguido (e não copiado).

Troque a Inveja pelo Crescimento e faça as portas do mundo se abrir!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Placa


O chefe do departamento, sentindo que seus subordinados não respeitavam a sua liderança, resolveu colocar uma placa na porta de sua sala onde se lia:
"Aqui quem manda sou EU"

Após ter voltado de uma reunião, viu o seguinte bilhete junto à placa:

"Sua esposa ligou e pede que devolva a placa."

domingo, 25 de julho de 2010

Técnica e Paixão


Talvez nem todos tenham acompanhado o final da Dança dos Famosos, e zapeando os canais, parei na Globo. Sinceramente, achei fantástico!

Não entendo de dança, sempre tive a leveza de um elefante colhendo flores, mas adoro ver quem sabe dançar. Se não domino dança, observo outros elementos que tornam essa arte tão envolvente. Um desses elementos é o carisma, a paixão e o envolvimento.

Ví a Sheron e a Fernanda dançar. Difícil trabalho do corpo de jurados. E achei justo o resultado! Uma mostrou técnica, conhecimento profundo e sincronismo. Outra também dançou maravilhosamente, mas encantou o público com sua paixão.

Em nosso trabalho também deve ser da mesma forma. Não basta os diplomas, cursos, pós e MBAs se na execução não colocamos paixão e carisma, se não conseguimos envolver e contagiar positivamente nossa equipe.

Conhecimento técnico é muito importante, mas de nada vale se não estiver acompanhado dessa paixão avassaladora por aquilo que fazemos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seja a Diferença



Com certeza você já se deparou com uma situação que se repete constantemente mas que num dia qualquer te surpreende por estar diferente e pra melhor.

Todos os dias pego o metrô logo cedo e sempre lotado. No dia que eu completei 40 anos, segui a mesma rotina, mas algo me surpreendeu: o condutor do trem cumprimentou com um sonoro "Bom dia, desejo a todos os passageiros uma boa viagem". Me senti como se estivesse num vôo de alguma companhia aérea.

Naquele dia, refleti a importância de um pequeno gesto ou algumas palavras. Elas podem mudar o dia de alguém!


Atitudes e palavras positivas tem o poder de chamar a atenção, fazer voltar os olhos para o diferente.


Não custa nada para quem o faz, valoriza muito quem o recebe.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Auto Controle


Excesso de atividades deixam as pessoas sobrecarregadas gerando um quadro de estresse e nervosismo, e quando chega nesse ponto, uma gota d'agua pode fazer transbordar o copo.
Quando se perde o auto-controle, a imagem do profissional se compromete. Esse descontrole emocional traz desvantagens para quem pretende fazer sua carreira crescer. Uma das desvantagens é o afastamento do grupo. As pessoas passam a evitá-lo para não levar uma bronca sem motivos ou uma resposta atravessada.
Esse isolamento também pode ser notado na vida social e aí começam a surgir os problemas familiares. É o sinal de alerta que algo precisa ser feito.
Controle emocional é tudo para a boa convivência, seja em que ambiente você estiver inserido. Faça uma auto análise e veja se você está precisando de ajuda.
O auto controle emocional é a certeza da qualidade dos bons relacionamentos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Fidelizando Clientes


Esse é um assunto que gosto muito e vou abordar várias vezes. Um bom atendimento não pode significar "Missão Cumprida". É necessário o relacionamento no pós-venda/pós-serviço. Abaixo segue cinco preciosas dicas de um texto que recebi e cuja autoria é de André Silva, palestrante e especialista em vendas.


1 - Demonstre para o Cliente que você está ao seu lado e disposto a resolver os problemas que possam surgir.

2 - Para o Cliente um pós-venda bem feito é sentir-se valorizado e confiante para adquirir futuramente novos produtos e serviços. Isso é a excelencia do bom atendimento.

3 - Mantenha contato e ganhe a fidelidade do Cliente. O contato pós-venda é fundamental também para causar boa impressão de sua imagem e da empresa.

4 - Seja um Solucionador de Problemas. Quando surgir um problema, escute o Cliente até o final, demonstre empatia e entenda sua preocupação. O Cliente satisfeito passa a ficar encantado, gerando o processo de Fidelização.

5 - A chave da fidelização está na prestação de serviços. Ligue para seus Clientes, aproxime-se deles, mande e-mail sobre novos produtos ou um cartão de agradecimento pela confiança em seu trabalho, pesquise sobre seu mercado e leve inovações ao seu Cliente.


Lembre-se que Cliente gosta de atenção, de ser cativado, ele quer se sentir único. Cative seu Cliente e imprima sua marca na memória dele.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Diferenças entre Presídio e Trabalho




Presídio - você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6

Trabalho - você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4

Presidio - você recebe três refeições por dia de graça

Trabalho - você tem uma refeição por dia e ainda tem que pagar por ela

Presidio - você é liberado por bom comportamento

Trabalho - você ganha mais trabalho pelo bom comportamento

Presidio - Um guarda abre e fecha todas as portas pra você

Trabalho - você abre as portas, e se esqueceu o crachá ainda é barrado

Presidio - você assiste TV, joga baralho, dama....

Trabalho - você é demitido se assistir TV ou jogar qualquer coisa

Presídio - você pode receber visitas de amigos e parentes

Trabalho - você nem tem tempo de se lembrar deles

Presídio - todas as despesas são pagas pelo contribuinte

Trabalho - você tem deduções de impostos de seu trabalho

Presídio - Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos

Trabalho - aparecem com nomes como Chefes, Diretores, Gerentes...

Presídio - você tem tempo para ler piadinhas

Trabalho - se te pegam lendo piadinhas....

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Hábito da Excelência

O objetivo é um só: fazer o melhor. Mas como?
Simples: pense no seu trabalho de forma especial e acrescente seu diferencial. Vale algumas dicas:
Nivel de Desempenho: não busque o seu melhor, isso gera ansiedade. Faça uma análise à sua volta e verifique a média de excelência. A partir daí faça melhor que todos.
Saia do anonimato: prepare-se para estar em evidência. É a consequencia de quem se aprimora.
Trabalhe em equipe: delegue, tenha confiança na equipe e ouça com atenção as críticas e sugestões. Conheça cada um, seus pontos fortes e pontos fracos.
Tenha criatividade: busque inovar aquele trabalho que sempre foi feito da mesma maneira. Use a tecnologia que dispõe, aproveite o tempo, se una às boas idéias.
Trabalhe com diversão: trabalhar naquilo que gosta e exercitar o bom humor é imprescindível para tornar suas tarefas mais prazerozas.
Se há algo que se deve fazer, nada melhor do que fazer bem feito. Faça o seu melhor!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim da Copa para o Brasil


Todos nós já ouvimos falar sobre Inteligência Emocional.

Vimos na prática o que vem a ser isso no jogo Brasil x Holanda. Um jogo que começou bonito e tinha tudo pra levar a emoção nos 90 minutos, garantindo a nossa vaga nas semi-finais. Até que veio o primeiro gol da Holanda...


Felipe Melo pode não ser grande jogador, mas pelo menos nos serve de mau exemplo! Em campo, deu um verdadeiro show de desequilíbrio emocional comprometendo o restante da equipe.


Em nossa vida particular, amorosa, profissional também é assim. Se perdemos o controle, perdemos também a razão. Quando nos encontramos frente a um problema, em momentos de decisão, precisamos agir com 55% de razão e 45% de emoção.


Pessoas que conseguem essa façanha, podem até ser rotuladas de frias, mas com certeza são aquelas que obtém êxito em situações de risco.


Vamos pensar nisso!

Ah... obrigada Felipe Melo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Comunicar é Preciso!

Alguns Profissionais ainda tem a cultura que deter informações é sinônimo de Poder. Conservam em suas mentes que a empresa valoriza quem guarda a sete chaves todo e qualquer tipo de informação. Grande engano...
Vivemos outra época, onde quem compartilha informação se valoriza perante a empresa e a equipe.
Ainda vemos pessoas (não podem ser chamados de Profissionais) que não interagem por medo de "perder o cargo". Chefes que ensinam somente o básico e tolhem o conhecimento do funcionário, não delegam tarefas de maior confiança, sentem-se amedrontados quando se deparam com alguém de novas idéias. Quem não compartilha aprendizado perde as oportunidades de crescimento profissional.
Guardar sigilo de determinadas informações é importante, mas não fazer o essencial circular é impedir o crescimento da empresa.
Comunique-se de forma clara, compartilhe informações de seu trabalho e permita que a equipe interaja.
Quem comunica ensina, aprende e cresce.

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