quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sonhos ou Planejamento?


Sempre ouvi dizer que precisamos ter Sonhos. E tive muitos ao longo de tantos anos. Me ensinaram a sonhar, visualizar, nunca desistir e trabalhar muito, só assim eles se concretizariam.


Num certo mês de abril tudo mudou. Eu assistia uma aula de Administração Estratégica na faculdade. O professor explicava o que era Planejamento Estratégico e como aplicá-lo no âmbito empresarial. Na dificuldade de entender aquela "coisa complexa" ele nos fez usar como exemplo a nossa vida pessoal:

- Coloque no papel como está sua vida hoje nas seguintes áreas: finanças/ profissional/ filhos/ relacionamento/ aprendizado, etc.......

- Agora escreva como vc se vê daqui 2 anos, 3 anos, 5 anos nessas mesmas áreas.....

É isso!!! Bingo!!! Descobri que eu tinha sonhos, mas não tinha um planejamento para executar e transformar esses sonhos em realidade. Eu sabia o que queria, mas no fundo, não tinha certeza de nada. Claro... não havia planejamento.

Sonhar é fácil. Feche os olhos, imagine, sinta, solte a imaginação.

Planejar é outra história: O que é preciso FAZER pra alcançar o que quero? Trabalhar, estudar, deixar de gastar, apertar o namorado pra casar/ divorciar, estudar um idioma, mudar de casa, se desfazer do que (de quem) não serve mais, mudar de país???

Naquele semestre, minha média nessa matéria foi 10.


Passaram-se dois anos e meu planejamento está firme e forte. Sonhos agora passaram a se chamar Realizações. Aquele professor deu mais umas duas aulas pra minha turma e foi substituido. No planejamento dele, havia a realização de se tornar reitor de uma universidade de renome aqui em SP. Algum tempo depois, mandei um e-mail a ele agradecendo o grande ensinamento deixado. Uma aula que mudou toda uma vida...


Quem tem sonho, acalenta a esperança de dias melhores.
Mas quem tem Planejamento, chega mais rápido na realização dos sonhos.

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk