sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Três Palavrinhas e um Exemplo


Essa semana foi de muita emoção: a formatura do meu filho na faculdade. O guri aos 19 anos, já é um Tecnólogo em Comunicação Digital e Computação Gráfica.

Tudo muito lindo, mas as palavras de uma das professoras marcou demais. Seu discurso citou três palavras que devemos ter no trabalho e contou um fato que é um exemplo de vida a todos nós. Em síntese, segue as palavras da Profª Gisele:


"...Nunca deixem de ter:



  • Entusiasmo - vem do grego e significa "sopro divino". Em nosso trabalho, ter entusiamo é acreditar na força interior de transformar o ambiente à nossa volta. Ter entusiasmo é fazer as coisas acontecer e ser capaz de vencer desafios. É ter alegria em tudo que se faz, mesmo quando não fazemos aquilo que gostamos. O entusiasmo lhe dá uma visão positiva sobre as coisas e sobre as pessoas.


  • Determinação - No dicionário é definição, decisão. Mas ter determinação significa saber onde você quer chegar, saber o que pretende. Quem fala "quero chegar lá" precisa saber onde é lá. Quando sabemos onde queremos chegar, a determinação encurta o caminho, pois sabemos onde vamos. O é diferente para cada pessoa, cada um tem o seu . Falar quero chegar lá é muito vago quando não se sabe o que quer. Portanto, trilhe seu caminho com determinação.


  • Leveza - Muitas profissões tem como característica o imediatismo, o desespero e a seriedade extrema. Como profissional, seja de qualquer área, adote a leveza no seu dia-a-dia. Ter leveza inclui ser amável, bem humorado e criativo. A leveza não custa e não atrapalha nas responsabilidades laborais, favorece o crescimento individual, contribui para um ambiente prazeroso, aumenta a satisfação e a produtividade.

Quanto ao exemplo, peço que nunca se acomodem. Após 14 anos de minha formação acadêmica, estou me afastando das aulas porque não me atualizei. Vocês são a minha última e melhor turma, estou voltando aos estudos fazendo mestrado para continuar a lecionar daqui a dois anos. Então, nunca parem de estudar. O estudo contínuo e a especialização mantém vocês sempre à frente no mercado de trabalho..." (Profª Gisele - Unip Paulista).


Sempre é tempo de aprender e agregar coisas boas à nossa vida. As palavras da Profª Gisele serviram como reflexão para avaliar a minha postura profissional. E para meu filho, que as três palavrinhas e o exemplo, sirvam de alicerce na construção do seu futuro profissional.


Tenham entusiasmo, determinação e leveza. E sempre é tempo para reciclar nossos conhecimentos.


Abraços da mãe de um Tecnólogo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ser Insubstituível


Todos nós conhecemos a frase: "Ninguém é insubstituível". Discordo.

Quem ocupou o lugar do Airton Senna?
Quem faz letras poéticas e polêmicas com a maestria de Renato Russo?
Quem será o próximo a usar o título de Fenômeno?
E quem ocupará o SEU lugar?


Ninguém mais foi chamado de Rei do Rock, não houve carisma como de Lady Di nem exemplo de amor ao próximo como Madre Teresa. As pessoas são Insubstituíveis. São pessoas com um dom maior e dedicação naquilo que fazem. Depois delas não haverá mais ninguém.

Virão outras pessoas com características e personalidades diferenciadas, que podem se destacar de forma positiva ou não. Meu diretor reclama que ninguém o atende da mesma forma que eu quando o secretariava. Amenizo a polêmica dizendo que cada um tem seu perfil...

Realizar um trabalho com responsabilidade, humildade, dedicação e disposição para aprender são ingredientes básicos, mas gostar do que se faz é primordial para ser lembrado para sempre.
Fã incondicional e apaixonada pelo Ronaldo, não posso deixar de citar que ele vai fazer falta nos gramados. E que não haverá outro Fenômeno, assim como não tivemos outro Pelé.
Então, Você é insubstituível?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Procura-se Qualificação




Tenho acompanhado essa semana uma série de reportagens sobre Qualificação Profissional. Não é novidade que o mercado de trabalho tem vagas sobrando e faltam pessoas qualificadas, mas o que me chamou a atenção foi outro fato.

Alguém tinha conhecimento que SOBRAM vagas no Senai e nas universidades? E gratuitas? Nem eu...
Desde vagas para tecnologia em panificação, engenharia de petróleo, análise de sistemas e outros.

Diga-se de passagem que vários fatores contribuem para essas vagas sobrarem: abertura descontrolada de universidades particulares, falta de planejamento e o baixo nível dos candidatos são alguns, conforme a reportagem da Globo. Bom, num país onde se escreve Encomodado/ Simplismente/ Concerteza e outras pérolas, justifica-se o fato.

Costumo enxergar o problema pelo outro lado, espetando o que ninguém quer ver. E fiquei pensando: o que é se qualificar? Conheço pessoas com alto nível cultural e profissional, mas um zero à esquerda em outros quesitos de qualificação social, comprometendo o convívio até com sua sombra. Tem aqueles que acham que a vida não lhe deu chances, por isso continua batendo carimbo há 20 anos na mesma empresa, afinal agora já está pra se aposentar. E não pode faltar o tipo que coloca dificuldade em tudo quando alguém sugere estudar.

Acredito que Qualificação está além da formação e habilidade profissional. Está na vontade de se tornar uma pessoa especialista no que faz sem esquecer o que te trouxe até aqui. Se você é um expert em cálculos, que venha acompanhado da humildade de ensinar ao próximo aquilo que te rende elogios.

Qualifique-se. Busque conhecimento. Interaja com outras pessoas. Compartilhe experiencias.

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk