segunda-feira, 18 de abril de 2011

Problema ou Oportunidade?


Numa empresa de sapatos, dois vendedores foram mandados à Índia para avaliar o mercado. Passados alguns dias, o primeiro envia um e-mail ao diretor comercial: "Cancelem o projeto de sapatos, aqui na Índia não se usa sapatos." O segundo vendedor que estava em outro ponto daquele país sem contato com seu colega, manda um e-mail para o mesmo diretor comercial: "Favor avaliar a possibilidade de dobrar a produção de sapatos. Aqui na Índia ninguém usa sapatos ainda."

Um mesmo caso encarado de formas diferentes... Dentro da empresa é natural que isso aconteça, há um problema e várias interpretações positivas e negativas. O que vemos com frequencia é o choque entre as pessoas na maneira de interpretá-los, tornando mais difícil a solução.

O caminho é conhecer a causa do problema e buscar soluções alternativas. Mas lembre-se: a melhor alternativa não é aquela que dá fim ao problema, e sim aquela que transforma um problema em oportunidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bom Humor Tem Dia Certo?


Chegue ao trabalho numa segunda feira e preste atenção no seu humor.Melhor, qual é o seu estado de humor quando você ouve o Faustão dizendo "Até domingo que vem" ou a vinheta do final do Fantástico???


O mau humor é contagiante. Conheço uma senhora tão mau humorada e negativa que até seus dois cachorros são anti-sociais e o canário não canta. É verdade!!!

Estudos mostram que o nível de produtividade está relacionado com o bom humor no ambiente profissional. O bom humor aquece o ambiente, aproxima as pessoas, facilita a comunicação, melhora as relações de trabalho e a vida social. O sorriso nos lábios é o indicativo de uma pessoa saudável, que encara a vida com positivismo e acredita que há solução para todos os seus problemas.

E todos nós temos problemas, seja de ordem afetiva, saúde, preocupações com filhos pequenos, sem contar o financeiro que é quase obrigatório que o tenhamos. E se você chegar no trabalho carregando toda essa bagagem, sinto muito, mas terá mais um problema: corre o risco de perder sua cadeira!

Uma amiga me consultou sobre o fraco movimento da sua empresa. Numa breve análise, observei que todas as suas clientes conhecem a vida da recepcionista com riqueza de detalhes. Nem preciso dizer que o ambiente é carregado e consequentemente, compromete o sucesso do negócio.

Não digo que todos os dias devem ser uma sexta feira, mas colocar um sorriso no rosto e exercitar o bom humor dá menos trabalho do que enfrentar o monstro do mau humor.

E hoje é sexta feira!!!


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk