sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quando Falta Liderança





Dias atrás um grupo de universitários me procurou para ajudar em um trabalho de Plano de Negócios. Me mandaram um monte de papéis que diziam ser as pesquisas e fiquei aguardando que enviassem o esboço do que já estivesse pronto. Os dias passaram e nada, até que perguntei a um deles, pois o prazo de entrega era curto. A resposta quase me fez chorar. De raiva!!!

- Pois é, não temos nada mas já te entregamos as pesquisas...


Ou seja, as pesquisas (se é que se pode chamar aquilo de pesquisa acadêmica) era tudo pra que eu trabalhasse SOZINHA e entregasse um trabalho perfeito. Fiquei indignada e recusei o trabalho, mesmo que esse me rendesse uns R$ 800,00!!!


Se o grupo fosse unido, se houvesse comunicação, comprometimento, responsabilidade e boa vontade, não haveria a necessidade de pagar para obter um bom trabalho. Mas o principal ingrediente que faltou ao grupo: Liderança.

Em qualquer união de pessoas, sempre haverá alguém que lidere, que seja o mentor, o orientador. Não confuda com Mandar, um Lider não manda, ele caminha junto com sua equipe. Sem um lider no grupo, cada um dos universitários ficou esperando que o outro fizesse alguma coisa até que o prazo se esgotasse.


Minha atitude foi orientá-los como fazer corretamente uma pesquisa acadêmica e de posse de material condizente e de conteúdo, iniciar o desenvolvimento do trabalho, podendo contar com minha ajuda, mas jamais pensar que eu faria sozinha.

Então fica a dica: para se alcançar sucesso em qualquer projeto, é preciso Liderança e Comprometimento de todos. Vamos lá?

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk