quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Arte de Não Desligar



Feriadão, viagem, descanso... Descanso do que?

Quando se gosta daquilo que faz, é difícil desligar totalmente. O não desligar tem explicação.


Adoro um feriado, um FDS que posso passar na companhia da minha família (cachorro incluso), sair com minha turma. Nesses momentos eu desligo. Em parte! Tenho investido meus estudos na área de Qualidade em Atendimento. E onde eu vou, fico analisando o atendimento prestado, treinando pra num futuro próximo estar prestando consultoria nessa área tão deficiente.



Dia desses entrei numa conhecidíssima loja no Center Norte pra comprar um sapato. Se não fosse a qualidade do produto agregado ao nome da loja, jamais compraria pelo atendimento recebido. A vendedora queria me empurrar qualquer venda, desde que entrasse na comissão dela. Me ofereceu um sapato totalmente diferente do que eu havia pedido, sem prestar atenção trouxe dois pares idênticos e queria que eu comprasse uma bolsa ou um cinto sem oferecer um desconto. Mesmo com o despreparo da vendedora comprei o sapato porque eu já sabia o que eu queria.



Resolvi então fazer um lanche rápido e entrei numa esfiharia também conhecida não só por ser patrocinadora do SPFC, mas a franquia da loja do Center Norte era ótima. Sim, era.... Já na entrada descobri que não era mais o Habib's. Loja vazia, sem nome, sem identificação, cardápio sem opções e funcionários "debruçados" no balcão. Saí correndo!!!

No feriado fui à praia e me hospedei num lugar maravilhosooo!!! O restaurante do local era ótimo, limpo, pratos variados, bom atendimento... Quase perfeito se não fosse algumas pequenas falhas que observei e a própria dona dias depois, comentou comigo. O restaurante é tão bom que uma porção de peixe pra duas pessoas alimenta uma família. Ou seja, as porções não seguiam um padrão "Duas Pessoas/Quatro Pessoas". Havia uma festa popular na rua do restaurante e um grupo tocando música ao vivo lá dentro. Claro que não havia público. E os caras são feras!!! Uma das funcionárias devia ter o apelido de Nicotina. Querem saber por que??? E outras coisinhas que fizeram meu lado Consultora Independente brilhar os olhos.



Descansei os quatro dias. Pratiquei Triatlo dormindo, comendo e caminhando na praia. E voltei pra casa com uma bagagem cheia de idéias pra colocar em prática. Alguém precisando de uma Consultoria em Atendimento e Prestação de Serviços???

É só me chamar!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Funcionário Mimimi



Quem ainda não teve um Funcionário Mimimi???


Funcionário Mimimi é aquele que acha que a empresa toda conspira contra ele. É aquele que em qualquer responsabilidade maior que lhe é imputada, já acha que estão querendo testar seus nervos mas ele jura que não vai ceder. E quando precisa ser chamado a atenção, se sente injustiçado.

Tem o Funcionário Mimimi que é conhecido de toda a rede credenciada do plano de saúde. Se vc precisar dele para uma tarefa num dia específico, ele tem médico, tomografia, ressonância magnética. Mas no dia do churrasco ele tá lá firme e forte de lata na mão e nem lembra do colesterol alto.

Ah, o Funcionário Mimimi que passa o dia na empresa para resolver seus "negócios particulares". Estes vão desde a contratação do seguro do carro adquirido aos telefonemas da família. Primos pedindo a casa da praia emprestada, irmãos cobrando dívida, a tia que está chegando de viagem e espera alguém ir buscá-la na rodoviária, a filha que não foi à escola, a mãe que liga pra saber o que precisa comprar na feira, o cônjuge que esqueceu de perguntar alguma coisa na hora do café, e por aí vai... Se rastrear o ramal do folgado verá que a empresa trabalha para ele.


O melhor amigo do Funcionário Mimimi é o Nhénhénhém (não há diferença alguma entre eles). Este vive no computador. Lê o horóscopo, as notícias policiais, o resumo da novela, verifica as novas fotos do casamento da amiga no Orkut, vai pro Facebook e cumprimenta todos os 516 amigos, acessa o Twitter e faz desse um MSN (que também está lá com 8 janelas de conversa piscando). Ainda bem que o jogo Paciência não precisa de internet!!!


A empresa até é liberal com a internet, mas o Nhénhénhém em questão adora abusar e passa o dia visitando sites de compra coletiva, as novidades das unhas decoradas e o que há de novo em sonorização pra carros.

Toda empresa tem um ou vários Funcionários Mimimis. E não é tão difícil de lidar com eles. A arte de saber contornar esses estrelismos está na mão da Liderança que deve deixar claro os limites, definir as regras e continuar cobrando resultados.

E no fim das contas, se não há como conviver com os Mimimis que sua empresa tem, troque-os. Logo haverá outros tipos e espero que Vc venha me contar as características dos próximos.

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