sexta-feira, 7 de outubro de 2011

De Graham Bell a Steve Jobs




Sou de uma geração que aprendeu nos bancos da escola que o mundo teve gênios que transformaram o curso da nossa história. Santos Dumont foi o pai da aviação; Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica e Graham Bell, o telefone. Vê-los nas páginas dos livros parecia algo muito distante.





Steve Jobs foi o pai da nova tecnologia, aquela que unia funcionalidade ao design prático e moderno. Visionário, talentoso e inovador, conheço pouco de sua história e esse pouco já me encanta, espanta e inspira. S.J. nunca perdeu oportunidades. Criava suas próprias e soube aproveitar todas as que a vida lhe deu.




Fundou a Apple e na criação do primeiro Macintosh usou seus conhecimentos de caligrafia adquiridos na faculdade que nunca concluiu e revolucionou os computadores (mais tarde foi demitido de sua própria empresa). Em outra oportunidade, comprou parte da Lucasfilm, de George Lucas, observou uma simples luminária com olhar diferente e fundou a Pixar, criando um dos maiores estúdios de animação cinematográfico. Anos depois, vendeu-a à Disney e retomou seu trabalho frente à Apple.





S.J. foi muito além do que podemos imaginar. É dele a ideia de juntar um computador a um celular que caiba na palma da mão. Excêntrico, S.J. tinha uma palavra que o definia: INNOVATION (Inovação). E é desse "I" que temos o IPod, IPhone, IPad...





O livro "A cabeça de Steve Jobs - Agir Editora" cita algumas lições que S.J. deixa para o mundo corporativo:
Trabalhe
Encare as decisões difíceis
Não se deixe levar pelas emoções
Seja firme
Busque informações, não faça suposições
Busque ajuda
Foco significa dizer "não"
Mantenha o foco e não dê margem ao excesso de funções
Concentre-se naquilo em que você é bom.



E uma frase muito forte sobre recomeço, extraída do currículo de S.J.:

"Estou procurando um lugar que precise de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de 'visão' e não tenho medo de começar do zero"

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk