quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Febre das Redes Sociais




Atravessamos uma época onde quase tudo se faz via internet. Compras, negócios empresariais, pesquisas, estudos à distância e relacionamentos. As redes sociais reúnem tudo em um ambiente onde só não é possível o calor do abraço, já que inventaram o abraço virtual \___0___/
Já dizia minha avó que tudo o que é demais sobra. Aplicando-se a era digital, vale alguns cuidados a serem observados para que não se torne vício.
Todos os dias somos apresentados a algo novo, uma rede que reúne descontos, sorteios semanais, estudos à distância, vídeo-conferência... Escolha redes onde está a maioria de seus amigos e interesses comuns.
Os avisos de notificações recebidos por e-mail funcionam como a pegadinha da curiosidade. Quem consegue controlar a ansiedade em saber o que aquela amiga acabou de postar em sua última foto? É possível configurar o aviso destes e-mails, cancelando seu recebimento e otimizando o seu tempo.
Dar uma olhada no Facebook ou Twitter durante o horário de trabalho, tudo bem, desde que não haja abuso. Aquele funcionário que passa o dia postando a cada 20 segundos comprometerá seu rendimento no trabalho. Se os acessos no ambiente de trabalho são liberados, use os horários antes do expediente ou almoço. E se acessar continuamente, cuidado com o abuso para não perder o foco.
Não é porque as redes sociais são livres que podemos publicar tudo o que vem à mente. Muitas empresas se utilizam dessas ferramentas para conhecer o perfil social de um candidato, portanto, tenha cuidado com o conteúdo de suas mensagens. Quem fala o que quer, demonstra a falta de filtro social.
E por falar em filtro social, tenha em sua rede pessoas com relevância. Neste quesito, qualidade é melhor que quantidade.
E se as redes sociais permitem encontrar amigos e familiares, namorar à distância, aproveite a oportunidade para marcar encontros reais. Existe vida fora da tela do computador e eu garanto: é bem melhor e nenhuma tecnologia digital a substitui.

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk