sexta-feira, 27 de abril de 2012

Na Busca da Qualidade

Recebi esse texto de um profissional da área de TI de uma multinacional que preocupado com o desenvolvimento de sua equipe, busca sozinho soluções para melhorar o desempenho de todos. 


"Erros são comuns, todos nós somos seres humanos e temos o total direito de errar. Ouvi essa frase por muito tempo da minha ex-chefe, uma pessoa brilhante que eu admiro muito como profissional.

Erros existem, para que possamos aprender com eles, um aprendizado profundo que nos leva a sermos pessoas melhores, isso é válido tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Quantas vezes nós erramos durante o dia? E durante a semana? E desse total de erros, quantos deles nós consertamos? E quantos nós fazemos disso um aprendizado?

Trabalhar em equipe é fundamental, entender como funcionam os processos e como funciona o trabalho da sua equipe. É estar de frente à parede de tijolos e para que essas paredes sejam quebradas, é preciso fazer escadinha com seus colegas e trabalhar uma maneira de derrubar todos os impecílios.

Todo trabalho deve ser feito com dedicação, pois ele pode ser usado por outra pessoa e cobrado por uma terceira e caso esteja errado, levam a algumas consequências. Todos os pontos devem ser trabalhados, concentrar as informações importantes, trabalhar um foco e criar planos de ações, sempre visando o melhor da equipe e buscar a evolução sempre.

Mas... E se alguém dentro da sua equipe não corresponde as expectativas? O trabalho dessa pessoa está sempre errado nos mesmo pontos e é percebido que os erros são devidos à falta de conhecimento da área. O que deve ser feito?

Vamos adiantar que devemos procurar fazer planos de ações em torno dessa pessoa, treinamentos e buscar o melhor serviço que ela possa proporcionar. A chave é a comunicação pessoal e a comunicação da equipe, pegar na mão e ajudar a fazer o trabalho não é uma opção a ser analisada, pois todos devem saber lidar com os casos que aparecem no dia-a-dia.

Atualmente eu trabalho em uma equipe onde as responsabilidades são distribuídas de forma que todos tenham a chance de mostrar o seu potencial. Porém as pessoas não demonstram isso, a falta de conhecimento sobre a área em si, a falta de vontade de procurar e analisar os problemas, os mesmos erros que persistem dia-a-dia e tem a necessidade de serem consertados. Cobranças são realizadas e os mesmos erros ainda ocorrem."

(por Maurício Lima - Analista de Suporte)


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk