terça-feira, 31 de julho de 2012

Importância da Informação

Todos nós já ouvimos falar que futebol, política e religião não se discutem. É uma grande verdade, principalmente em ambiente de trabalho onde as culturas, crenças e preferências esportivas são diversificadas.

Mas nem por isso devemos ser pessoas desinformadas. Estar informado com tudo o que acontece ao redor é considerado moeda de ouro. Não é preciso ser expert em economia se o seu trabalho está voltado à área da saúde, nem entender de ciência política ou psiquiatria forense. Porém, a desinformação é um pecado imperdoável em um mundo onde podemos até carregar a internet, uma televisão no bolso. Conseguiríamos imaginar isso a uns 20 anos atrás?

Há quase um ano morreu Steve Jobs e eu ainda fico indignada ao lembrar uma profissional graduada que sequer sabia quem foi Jobs, mas tinha a propriedade do conhecimento dos capítulos da novela Fina Estampa.

Estar por dentro do que acontece no seu bairro, país ou no mundo não requer grande esforço. Ler um jornal, assistir aos noticiários e/ou acompanhar via internet lhe deixará atualizado e pronto a frequentar uma roda de amigos no horário de almoço ou naquele happy-hour.

Quando pensamos que não, sempre há alguém observando se você está adequado ao ambiente. E vale a dica: Quem tem o conhecimento sempre estará um passo à frente.

Admiro quando encontro pessoas (seja de gravata ou macacão, salto ou uniforme), que sabem conversar em linguagem simples e mostram conhecimento sobre assuntos do cotidiano. A cozinheira de um restaurante que frequento me falou sobre os cuidados ao armazenar o óleo de cozinha usado “porque é importante pro meio ambiente, aquele nome que falam: sustentabilidade né?”. Uma amiga da área financeira conversava sobre as novas regras dos planos de saúde. Não conheço tudo do futebol, mas sei que o Grêmio está no G4 do campeonato Brasileiro e o Corinthians avança na tabela.

I got my name in lights with notcelebrity.co.uk