terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comunicado da Diretoria de RH


(Pode ser que isto não aconteça na sua empresa, mas com certeza você já ouviu alguma reclamação sobre regras absurdas no ambiente de trabalho).

"Visando melhorias e alcance de resultados, segue as novas normas da empresa:

SOBRE INDUMENTÁRIA  - Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu salário. Se o percebermos calçando um tênis Nike de R$ 350,00 e carregando uma bolsa Gucci de R$ 600,00, presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento. Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro, para que possa comprar roupas melhores  e, portanto, não precisa de aumento. E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento. 

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE - Não vamos mais aceitar atestado médico como prova de enfermidade. Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.  As cirurgias estão proibidas. Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada. Nós o contratamos inteiro e remover algo constitui quebra de contrato. 


AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS - Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais a cada ano. Chamam-se sábado e domingo. 


FÉRIAS - Todos os funcionários deverão entrar em férias nos mesmos dias de cada ano. Os dias de férias são: 01 de janeiro, 07 de setembro e 25 de dezembro. 


AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO - Esta não é uma justificativa para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. 


AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE - Isto será aceito como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto. 

O USO DO WC - Os funcionários estão passando tempo demais no toalete. No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra A irão entre 8:00 e 8:20, aqueles com a letra B entre 8:20 e 8:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte. Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Os supervisores dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito, mas há um limite estritamente máximo de 3 minutos. Acabando esses 3 minutos, um alarme irá tocar, o rolo de papel higiênico será recolhido, a porta do box abrirá e uma foto será tirada e fixada no quadro de avisos da empresa sob o título 'Infrator Crônico'. 


A HORA DO ALMOÇO - Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis. As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano. Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar um 'Slim Fast' e um remédio de regime. 



Toda dúvida, comentário, preocupação, reclamação, frustração, irritação, agravo, insinuação, alegação, acusação, observação, consternação e 'input' deverá ser dirigida para o RH com a carteira de trabalho em mãos. 

Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa.

Atenciosamente
Diretoria de Recursos Humanos

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Funcionários Felizes

O texto a seguir chegou ao meu conhecimento através de um amigo com quem divido sonhos e dificuldades e compartilho ideias e soluções. Obrigada Carlinhos Caffer, grande colaborador. 


3 MANEIRAS FÁCEIS DE DEIXAR SEUS FUNCIONÁRIOS FELIZES


Esqueça as alternativas mirabolantes. Aqui estão maneiras simples para o gestor unir sua equipe e deixá-la mais motivada e eficiente

Equipe feliz: metas em grupo, além das individuais, pode incentivar o cooperativismo


São Paulo - A maioria dos gestores sabe que, se seus funcionários estão felizes, eles também são mais produtivos. O desafio é como fazê-los felizes mesmo em cenários em que palavras como promoções e aumentos são abolidas temporariamente do dicionário da empresa.

De que maneira realista, então, é possível ter uma equipe formada por pessoas otimistas e contentes com o que fazem? Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, explica como chegar lá por meio de 3 caminhos bem simples:



Foque menos nos resultados e mais nas pessoas - Por falta de tempo, e algumas vezes de amadurecimento para gerir pessoas, é comum que os líderes de equipes deixem de lado seus funcionários e passem a controlar apenas os números, métricas e resultados. Um investimento que pode trazer retornos rápidos, mas nem um pouco sustentáveis a longo prazo.

“É preciso que os gestores entendam que conhecer suas habilidades, bem como as dos membros de sua equipe, é o maior investimento que ele pode fazer para conseguir os resultados exigidos pela empresa e para ele se desenvolver como líder”, diz Fátima.



Saiba onde eles querem chegar e diga como - Sem conhecer sua equipe, grande parte dos gestores peca em não alinhar as expectativas da empresa com a de seus funcionários. Mas como cada profissional do time tem um sonho, um objetivo profissional, é preciso que os gestores conheçam bem essas pessoas para saber como ajudá-las a chegar onde elas querem e, assim, cumprir sua missão de desenvolvê-las, com base no desempenho e nas metas individuais delas.


“O gestor precisa mostrar a ela quais competências ela precisa desenvolver, no que ela precisa melhorar e onde já avançou para chegar a esse objetivo”, afirma a professora. “Sabendo que há um caminho claro para crescer na empresa, o funcionário se sente motivado a perseguir seus sonhos, fazer o seu melhor”, diz ela. Essa troca só faz sentido se a empresa ou a área tiver regras claras e justas de desempenho e também se houver espaço para que os funcionários falem abertamente sobre o assunto.



Incentive o cooperativismo - Muitas empresas preferem avaliar os funcionários por meio de metas individuais, sem pensar no risco de instaurar um clima de guerra interna. “Os objetivos individuais não motivam o trabalho em grupo”, diz Fátima.

O ideal, segundo ela, é que o gestor estabeleça objetivos mistos para fazer com que a equipe entenda que é preciso ter a colaboração de todos para chegar às metas. Assim, em vez de favorecer apenas os que cumprem o estabelecido custe o que custar, o líder consegue avaliar também os que cumprem seus objetivos, sem deixar de ajudar os demais colegas a atingirem os resultados – que, afinal, é da área como um todo.


“Quando a pessoa faz parte de uma equipe mais agradável, mais leve e unida, é fato que as pessoas se comprometem mais e também se sentem mais felizes. Excesso de medo só atrapalha o profissional e, por consequência, o gestor e a empresa”, afirma a professora.
(Fonte: Revista Exame 19/07/12)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conhecimento, Sabedoria e Informação

É comum no mundo corporativo ouvir falar sobre ter “conhecimento”. Mas o que é ter conhecimento sem sabedoria, sabedoria sem informação, informação sem conhecimento?

A informação está inerente ao ser humano ininterruptamente. Ela é adquirida pelos cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar), leitura, internet, TV, palestras, conversa entre amigos, sonhos, etc.

Conhecimento é o conjunto de informações adquiridas diariamente e processadas mais apuradamente. Várias informações sobre um assunto levam ao conhecimento mais profundo.

Sabedoria é o conhecimento analisado juntamente com crenças e valores. Em outras palavras, sabedoria não é somente ser detentor do conhecimento, mas aplicar o conhecimento de forma racional, respeitando crenças, valores éticos e morais. Sabedoria é a vivência, a prática do conhecimento.

De nada vale ter sabedoria e não saber aplicá-lo adequadamente no dia-a-dia. É preciso ter o conhecimento para fazer uso da sabedoria.

Sua empresa receberá um grupo de estrangeiros e você por algumas vezes terá contato com eles. Para não fazer feio, você vai atrás de informações sobre o grupo: origem, cultura, costumes, economia do país, pontos turísticos, fatos relevantes noticiados na mídia, etc. Com todo esse conhecimento específico, é hora de transformar sabedoria em prática. De nada adiantará todo o conhecimento se numa recepção você cumprimentar um executivo japonês com um caloroso abraço. Foi-se embora todo o conjunto de informações -> conhecimento -> sabedoria.

O simples exemplo nos mostra que nem todo conhecedor é sábio e toda sabedoria não vale nada se não for vivenciada.

Seja informado, aumente seu conhecimento e divida a sabedoria multiplicada.


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